A deputada Maria Victoria tem uma trajetória de ações e projetos em defesa da mulher que neste dia simbólico merecem destaque
O Dia Internacional da Mulher é um marco de resistência no qual as lutas femininas por igualdade de direitos são lembradas. O combate à violência doméstica e ao feminicídio e o incentivo à participação feminina na vida pública são algumas das principais bandeiras da deputada Maria Victoria.
No combate à violência doméstica, por exemplo, ela é protagonista. É de sua autoria a Lei 18.447/2015, que instituiu a Semana Estadual Maria da Penha nas Escolas, além de ter promovido a criação e distribuição na rede estadual de ensino do gibi Escola Livre de Violência contra as Mulheres.
Também é uma das autoras da Lei 20.234/2020, que instituiu a Campanha Estadual 16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra as Mulheres, e da Lei 20.595/2021, que instituiu no Paraná o Programa de Cooperação e Código Sinal Vermelho, como forma de pedido de socorro e ajuda a mulheres em situação de risco. Outra lei de destaque da deputada é a 18.881/2016, que obriga a rede privada de saúde a oferecer leito separado para as mães de natimorto.
Como presidente do Progressistas em Curitiba e no Paraná, determinou que os diretórios municipais tenham 30% de mulheres, em harmonia com a decisão do Tribunal Superior Eleitoral de ampliar a participação feminina nos órgãos de direção dos partidos. A deputada também lidera o curso “Fortalecendo o Futuro” promovido pelo Movimento Mulheres Progressistas para prefeitas, vice-prefeitas, vereadoras e novas afiliadas do partido, incentivando-as a ocupar cada vez mais espaço no cenário político do Estado.
“Nasci numa família com mulheres muito fortes, começando pela minha mãe, Cida Borghetti, a primeira mulher a governar o Paraná. Tenho como missão de vida trabalhar para que as mulheres tenham condições de ocupar todos os espaços na nossa sociedade e de assumir as rédeas do seu destino com segurança e o respeito que todas nós merecemos. A luta das mulheres continua”, afirma a deputada.