Algumas das nossas propostas:
1- Programa “Mais Curitiba no Meu Bairro”
Vamos executar um pacote de benfeitorias e o desenvolvimento urbano da região central de Curitiba a todos os bairros da cidade: asfalto em todas as ruas; calçadas revitalizadas e padronizadas; iluminação em LED; praças e parques em todos os bairros; cuidado e manutenção das áreas públicas.
2- Tarifa a Um Real para Estudantes, Cidadãos de Baixa Renda¹ e Acompanhante de Idosos
Vamos estabelecer uma tarifa reduzida de transporte público urbano para estudantes, trabalhadores de baixa renda¹ e acompanhantes de idosos. Uma medida que vai facilitar a vida de quem mais depende do transporte público diariamente e, ao mesmo tempo, ampliar o acesso de todos à educação, contribuindo para reduzir a evasão escolar e fomentar a economia da nossa cidade.
3- “Sabadeira” e “Domingueira” tarifa de transporte reduzida a apenas 1 real
A tarifa de transporte reduzida aos finais de semana, a saudosa “domingueira”, vai voltar ao custo de apenas R$ 1 (um real) em nossa gestão. E vai voltar melhor ainda: além da “domingueira”, vamos criar a “sabadeira” com o mesmo valor. Assim, as famílias que só podem fazer suas compras aos sábados e aquelas que tiram o domingo para lazer, atividades culturais e obrigações religiosas poderão ir e vir com muito mais liberdade e economia.
4- Radares Educativos e Sinalizados
O sentimento de injustiça por parte de muitos curitibanos devido ao excesso de multas vai acabar com o Programa de Radares Educativos, em que as primeiras infrações de menor gravidade receberão apenas advertência, sem punição financeira. E também vamos sinalizar de forma bastante visível todos os radares de Curitiba. Chega de surpresas!
5- Estar Grátis 30 Minutos
Vai ficar mais fácil resolver seus assuntos ou fazer uma compra rápida, com o Estar grátis nos primeiros 30 minutos. Você só precisa pagar se ficar mais do que isto, e as vagas continuam sendo rotativas Essa proposta é boa para você, para o comércio e para a cidade.
6- Programa “Creche 100%”
Vamos construir novos CMEIs e contratar profissionais qualificados. Até que as novas unidades sejam entregues, a Prefeitura disponibilizará o “vale-creche”, para que as crianças que atualmente estão “na fila” possam utilizar creches credenciadas que serão pagas pelo município. É urgente zerar a fila por vagas nas creches de Curitiba, pois isso vai garantir às mães que trabalham a tranquilidade necessária para prover suas famílias.
7- Implantação do Projeto “CMEI Capivarinha”
Também vamos construir novas unidades de CMEIs que funcionarão em horário estendido (preferencialmente até às 20h00), além de estender o horário de funcionamento de unidades já existentes para atender aos pais e mães que não conseguem buscar os filhos no horário normal de funcionamento da rede.
8- Inglês nas Escolas
Vamos inserir o inglês no currículo das escolas da rede municipal desde a primeira infância. O domínio do inglês é cada vez mais essencial no mercado de trabalho. E preparar os alunos desde cedo proporciona uma vantagem competitiva significativa no futuro. O Consulado da Inglaterra de Curitiba já manifestou interesse em contribuir para o programa, garantindo métodos e recursos de ensino atualizados e de alta qualidade.
9- Programa “Saúde sem Fila”
A saúde dos curitibanos não pode mais esperar. Vamos zerar a fila de espera por consultas em até 180 dias com a contratação emergencial de consultas e procedimentos médicos especializados em diversas clínicas e hospitais da cidade. Ao mesmo tempo, vamos projetar e executar a construção de novos centros de especialidades e contratar novos profissionais especializados para evitar novo acúmulo de espera por consultas.
10- Criação de Cadastro Voluntário de Pessoas Desaparecidas e Dependentes Químicos
Familiares poderão cadastrar oficialmente o desaparecimento de seus entes queridos, em especial, daqueles que possuem dependência química e, de forma prévia, autorizar o acolhimento e o internamento involuntário dessas pessoas, visando promover o cuidado e a reabilitação em ambientes seguros, sobretudo para pessoas em situação de rua.
11- Auxílio Financeiro para Mulheres Vítimas de Violência Doméstica
Vamos conceder auxílio financeiro municipal para mulheres vítimas de violência doméstica. Dar a possibilidade às mulheres vítimas de violência doméstica de saírem do ciclo da violência, tendo o mínimo de autonomia para o sustento e manutenção dos seus filhos, garantindo assim, que as mulheres que sofrem com esse tipo de violência consigam efetivamente sair do sofrimento cotidiano.
12- Criação da Secretaria da Mulher, Igualdade Racial e Diversidade
Vamos criar a Secretaria da Mulher, da Igualdade Racial e da Diversidade, com a institucionalização de coordenadorias LGBTQIA+, PCDs, Povos Originários e Comunidades Tradicionais, entre outras. Uma estrutura indispensável para propor e executar políticas públicas e ações afirmativas, com orçamento próprio para cuidar melhor das mulheres e minorias da nossa cidade.