A candidata a prefeita de Curitiba Maria Victoria (PP) reforçou o compromisso com o bem-estar animal e a causa pet. Em programa no horário eleitoral, ela apresentou as propostas de implantar um Hospital Veterinário 24 horas, construir 10 clínicas nas regionais e fortalecer o atendimento e cuidado aos animais na capital.
A candidata aparece no vídeo segurando a sua cachorrinha de estimação, Jolie que tem 16 anos. “Vou garantir que os nossos bichinhos tenham o cuidado que eles merecem”, salientou.
No plano de governo, Maria Victoria propõe converter o Hospital Veterinário que está sendo construído em uma unidade 24h com atendimento durante os sete dias da semana para melhorar o acesso aos cuidados veterinários emergenciais e não emergenciais para todos os cidadãos, independentemente da hora do dia.
A construção de um Hospital Veterinário fazia parte do Plano de Governo de Maria Victoria na eleição e 2016 à prefeitura. “Isso é essencial para garantir o bem-estar dos animais de estimação e atender às necessidades urgentes dos animais abandonados ou em situação de vulnerabilidade”, explicou.
Maria Victoria também se comprometeu a construir 10 clínicas veterinárias na cidade, uma para cada regional. “Estruturas para consultas, atendimentos de urgência, vacinação e castração”, enumerou a candidata.
O Progressitas do Paraná, legenda presidida por Maria Victoria, foi o primeiro partido no país a reconhecer a causa Pet e criar um movimento partidário específico. O Progressistas Pet foi criado nesse ano e já atua em Curitiba, Londrina, Maringá, Astorga e diversas cidades paranaenses.
DADOS – De acordo com o Censo Animal realizado pela Prefeitura de Curitiba entre os meses de março a junho de 2023, só a capital tem 584.661 cães e 185.379 gatos. Isso significa um cão para cada três habitantes e um gato para cada nove pessoas.
Os números também revelaram que 13% dos cães têm acesso à rua sem supervisão (semi-domiciliados ou abandonados). São 76 mil cães nesta situação. 17 mil cachorros estão em situação de rua. Do total de gatos da cidade, 69 mil – o que representa 37% do total – têm acesso à rua sem supervisão.
RMC – A candidata também propõe parcerias com os municípios da região metropolitana para captar recursos federais e estaduais e construir hospitais veterinários que possam atender os animais dos municípios ao redor da capital.
BIO – Maria Victoria está no terceiro mandato de deputada estadual. Tem 10 anos de vida pública e mais de 100 leis aprovadas e sancionadas. Foi eleita em 2023 para a segunda-secretaria da Assembleia Legislativa. É a presidente estadual e municipal do Progressistas.
Maria Victoria é empresária, formada em administração hoteleira na Suíça, fez estágio por seis meses na China e participou de missões humanitárias na África.
É pós-graduada em Gestão Pública e cursou MBA em Relações Governamentais na Fundação Getúlio Vargas (FGV). Estudou sobre primeira infância na Universidade de Harvard (EUA).
Com leis e iniciativas nas áreas da Educação, Saúde, Doenças Raras e Proteção da Mulher, Maria Victoria tem uma atuação voltada a quem mais precisa. Também defende investimentos em Inovação e Energias Renováveis para gerar novos empregos e oportunidades.
Maria Victoria tem 32 anos, é casada com o advogado Diego Campos e tem três curitibinhas: Maria Antonia, Maria Valentina e Maria Stefania